Cármen Lúcia Costa

CRP 07/11909

simbolo-color@2x

Quando me questiono em que momento da vida escolhi ser psicóloga, me dou conta que esta escolha se deu muito antes de eu ter consciência que já estava escolhendo Já lá na infância quando eu optava em ficar no recreio da escola observando as crianças brincarem e ver os diferentes comportamentos delas, ou mesmo quando ouvia alguma crítica de um adulto sobre o comportamento de alguém, e dizia: cada um com seu cada qual… Certamente, ali já havia fragmentos de uma vocação para compreender a singularidade do comportamento humano. Na adolescência, tive a experiência de morar um ano nos EUA com uma família americana, e esta foi uma experiência muito rica no que diz respeito a exposição às variações de comportamentos e até de transtornos mentais. Vivi numa família típica da classe média americana, cheia de conflitos interacionais. Foi neste momento que me dei conta, ou seja, tomei consciência, que queria ser psicóloga. Logo que retornei ao Brasil ingressei na Psicologia da PUCRS e, em 1995, me graduei. Terminei o curso com muita necessidade de aprender mais, por isso fiz a Formação de Terapia de Casais e Famílias (ITI-RS) e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS). A abordagem sistêmica sempre me deu as ferramentas para eu entender meus pacientes e auxiliá-los a se desenvolverem e se harmonizarem. Há 20 anos atendo no ambulatório de saúde mental de Cachoeirinha e dou aula no curso de Psicologia na Faculdade Cesuca há 10 anos, além de atender em consultório particular. Meu mais novo desafio profissional é reunir a experiência clínica com a de ensino em um novo projeto: o Instituto Consciência. Eu e minhas sócias acreditamos que podemos contribuir com as pessoas residentes em Cachoeirinha oferecendo um serviço de psicologia de qualidade, humano e com sustentação cientifica.

Fernanda Vaz Hartmann

CRP 07/07466

simbolo-color@2x

Percebi que na minha trajetória profissional sempre busquei trabalhar com pessoas, atender as suas demandas. Poder fazer a diferença na história de alguém é algo que me realiza como profissional e pessoa.
A experiência de trabalhar com o curso de psicologia me aproximou desta profissão e de pessoas excepcionais que me motivaram a investir no mundo do conhecimento e da curiosidade pelo ser humano, seus mistérios, suas alegrias e tristezas.
Me formei em 2020 pelo centro universitário Cesuca e em 2021 iniciei o curso de especialização em intervenção na relação pais-bebê pelo Iti-Poa. Também em 2021, a convite das sócias fundadoras, ingressei na sociedade do Instituto Consciência, local este que agrega conhecimento, valores e afeto na minha carreira e vida pessoal.

Franciele Araújo da Silva

CRP 07/33532

simbolo-color@2x

Minha principal motivação para estudar psicologia foi entender por que as pessoas fazem o que fazem. Quais as razões por trás de nossos comportamentos? Fiz minha graduação na PUCRS (2004-2008) e fui descobrindo que cada um tem seus próprios motivos: únicos, subjetivos, complexos. Descobri que a psicologia clínica, na abordagem cognitivo-comportamental era capaz de explicar meus questionamentos e ajudar pessoas a se sentirem melhor consigo mesmas, mais coerentes e mais adaptadas ao mundo. Por isso, fiz minha especialização na área (WP, 2009-2011). Simultaneamente, meu interesse foi direcionando-se para campos de conhecimento como tratamento para ansiedade, estresse e trauma. Tornei-me Mestre em Psicologia, também pela PUCRS (2009-2011) estudando justamente esse tema. O interesse pela pesquisa e pelas evidências científicas que a mesma traz para a área da saúde mental me conduziu ao Doutorado (PUCRS, 2011-2014), onde implementei um protocolo de tratamento para vítimas de trauma. Para melhorar minhas competências, fiz estágio no exterior (2013-2014), no Centro de Ansiedade e Estresse Pós-Traumático da Universidade de Washington, nos EUA. Atualmente, atuo como psicóloga clínica e professora universitária. Acredito em fazer a diferença dentro do consultório e da sala de aula. Penso que a psicologia pode melhorar a saúde mental de quem está em sofrimento e que técnicas cientificamente testadas são soluções éticas que devem ser acessíveis a todos.

Patricia Gaspar Mello

CRP 07/17736

simbolo-color@2x

O interesse genuíno pelo cuidado do outro sempre esteve presente na minha vida. Sou bastante comunicativa e afetiva e, desde a minha infância, já demonstrava gostar de estar com as pessoas, de conversar e interagir. Ainda na época escola, quando observava que alguém estava mais afastado ou parecia triste, eu procurava me aproximar, para compreender o que estava acontecendo e tentar ajudar, através do diálogo e do estímulo pra que aquele colega pudesse se integrar nas atividades que estavam sendo realizadas. Geralmente quando alguém estava passando por dificuldades ou tinha problemas, me procurava, dizendo que eu sabia ouvir e que eu sempre pensava, carinhosamente, em soluções para ajudar.

Em muitas ocasiões, cuidei de familiares e amigos que apresentavam enfermidades físicas e, por manter esse interesse em me dedicar ao cuidado e querer me aperfeiçoar, fiz a minha primeira formação profissional, como Técnica de Enfermagem. Após a conclusão do curso, fui aprovada em um concurso público em Cachoeirinha, passando a trabalhar na área de saúde mental, no CAPS II do município, onde continuo desempenhando minhas atividades há quase 15 anos. Foi desenvolvendo o meu trabalho, como Técnica de Enfermagem, junto aos pacientes com diferentes transtornos mentais, principalmente os decorrentes do uso de substâncias psicoativas, que tive a possibilidade de observar os resultados expressivos que as intervenções psicológicas produziam, despertando em mim o desejo de buscar novos conhecimentos, para que eu pudesse ampliar a minha formação profissional e, dessa forma, oferecer um atendimento ainda mais qualificado, que me permitisse ir muito além do cuidado físico às pessoas, pois apresentavam intenso sofrimento e prejuízos, decorrentes dos transtornos mentais. Foi com essa motivação que escolhi fazer a graduação em Psicologia.

Realizei o estágio profissional na área clínica, durante 1 ano e meio, no Instituto Consciência, utilizando a abordagem Cognitivo-Comportamental como norteadora dos atendimentos. Concluí o curso de Psicologia em julho de 2021 e tive a oportunidade de seguir compondo a equipe do Instituto Consciência.

Acredito no potencial de transformação que cada indivíduo tem e sou muito feliz, grata e realizada por participar ativamente desse processo tão especial e por desenvolver a minha prática clínica utilizando uma abordagem que possui protocolos validados cientificamente para o tratamento de diferentes transtornos, possibilitando a sua adaptação a cada demanda apresentada, respeitando as características biopsicossociais e as singularidades de cada pessoa.

Meu objetivo é continuar integrando o conhecimento técnico da abordagem Cognitivo-Comportamental com a experiência adquirida ao longo dessa trajetória de quase 15 anos de trabalho na saúde mental e, dessa forma, seguir disponibilizando atendimentos psicológicos qualificados, com estratégias terapêuticas que possibilitem o alcance dos resultados almejados, proporcionando melhora da qualidade de vida, com o desenvolvimento e fortalecimento de vínculos baseados na ética, no respeito e na conexão.

 

 

Tatiana da Silva

CRP 07/35500

simbolo-color@2x

Endereço

Rua Artur Emilio Ozzio 170
Cachoeirinha – RS

Contato

(51) 98027.2266

contato@icpsicologia.com.br